O uso do Jogo dos Discos na aprendizagem de probabilidade: análise de uma proposta de experimentação no Ensino Médio

Autores/as

  • Elba Valeria Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor/a https://orcid.org/0009-0002-1123-8340
  • José Augusto Reis C. Dos Santos Secretaria da Educação do Estado da Bahia Autor/a

Palabras clave:

Aprendizagem, Probabilidade, Jogo dos Discos, Ensino Médio

Resumen

Neste trabalho é apresentada uma proposta de ensino de probabilidade por meio do jogo dos discos que é baseado no conceito de probabilidade geométrica e consiste em determinar a probabilidade de um disco interceptar as linhas de uma cartolina quadriculada quando esses discos são lançados de forma aleatória. Tendo como objetivo analisar a aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio, por meio de uma proposta de experimentação com o jogo dos discos. A realização deste trabalho se deu em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, os estudantes foram convidados a participar de uma proposta de ensino sobre probabilidade. Nosso estudo teve abordagem qualitativa e caráter experimental  e justifica-se a partir dos experimentos com lançamento de discos. Os resultados indicam que os estudantes foram consolidando aprendizagens durante a aplicação, bem como reconhecendo algumas dificuldades que foram necessárias a mediação do professor.   

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

OLIVEIRA, Elba Valeria; SANTOS, José Augusto Reis C. Dos. O uso do Jogo dos Discos na aprendizagem de probabilidade: análise de uma proposta de experimentação no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/873.. Acesso em: 13 sep. 2025.