Investigação Temática e Matemática: um relato de experiência no ensino médio
Keywords:
Investigação Temática, Tema Gerador, Educação Matemática, Ensino médioAbstract
Este trabalho visa relatar uma proposta que relaciona a Investigação Temática e a Matemática, desenvolvida em uma turma do ensino médio na cidade de Jequié, interior da Bahia. O processo de Investigação Temática é utilizado principalmente para determinar Temas Geradores de uma parcela da sociedade, incentivando as pessoas a refletirem criticamente sobre situações cotidianas, sendo ativas na construção de uma sociedade crítica, embasadas principalmente nos pressupostos freireanos. O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir de três etapas, Levantamento Preliminar, Codificação e Decodificação e, por fim, Problematização. A avaliação realizada sobre o desenvolvimento do processo de Investigação Temática indicou a existência de um ambiente dialógico em que educandos e educadores compartilharam entre si experiências, conhecimento e perspectivas, contemplando os aspectos esperados, sobretudo no que diz respeito à participação crítica dos estudantes. Nossa participação na ação foi avaliada no sentido de que consideramos pertinente continuarmos lendo, discutindo e experienciando sobre processos de Investigação Temática.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.