Investigação Temática e Matemática: um relato de experiência no ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Investigação Temática, Tema Gerador, Educação Matemática, Ensino médio

Resumo

Este trabalho visa relatar uma proposta que relaciona a Investigação Temática e a Matemática, desenvolvida em uma turma do ensino médio na cidade de Jequié, interior da Bahia. O processo de Investigação Temática é utilizado principalmente para determinar Temas Geradores de uma parcela da sociedade, incentivando as pessoas a refletirem criticamente sobre situações cotidianas, sendo ativas na construção de uma sociedade crítica, embasadas principalmente nos pressupostos freireanos. O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir de três etapas,  Levantamento Preliminar, Codificação e Decodificação e, por fim, Problematização. A avaliação realizada sobre o desenvolvimento do processo de Investigação Temática indicou a existência de um ambiente dialógico em que educandos e educadores compartilharam entre si experiências, conhecimento e perspectivas, contemplando os aspectos esperados, sobretudo no que diz respeito à participação crítica dos estudantes. Nossa participação na ação foi avaliada no sentido de que consideramos pertinente continuarmos lendo, discutindo e experienciando sobre processos de Investigação Temática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Taíde Regis; SANTOS, José Cassiano Teixeira; SILVA, Jonson Ney Dias da. Investigação Temática e Matemática: um relato de experiência no ensino médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/878.. Acesso em: 13 set. 2025.