Os Registros de Representação Semiótica no Ensino da Função Quadrática em Livros Didáticos

Authors

Keywords:

Registro de Representação Semiótica, Função Quadrática, Livro Didático

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa feita para um Trabalho de Conclusão de Curso em que foi analisado um livro didático destinado ao Ensino Médio, adotado por uma escola pública de Jiquiriçá-BA no ano de 2024, tendo como suporte teórico os Registros de Representação Semiótica tendo como questão de pesquisa o questionamento “como são tratados os Registros de Representação Semiótica do conteúdo Função Polinomial do 2° Grau nos livros didáticos de matemática, destinados ao Ensino Médio, adotados pelas escolas públicas da cidade de Jiquiriçá na Bahia?” O recorte focou nos exercícios resolvidos, exercícios propostos e exercícios complementares que constam no capítulo do livro destinado a esse conteúdo. Por meio de uma abordagem qualitativa, mais especificamente a análise documental, e do uso de categorias foi possível apresentar um tratamento para os dados construídos. Foi possível inferir que o livro trabalha exaustivamente, nesses exercícios, em um único Registro de Representação Semiótica, o que segundo a teoria pode influenciar no processo de aprendizagem do conteúdo Função Polinomial do 2º Grau.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

SANTOS, Filipe Jesus dos; JESUS, Gilson Bispo de. Os Registros de Representação Semiótica no Ensino da Função Quadrática em Livros Didáticos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/899.. Acesso em: 13 sep. 2025.