Os Registros de Representação Semiótica no Ensino da Função Quadrática em Livros Didáticos
Palavras-chave:
Registro de Representação Semiótica, Função Quadrática, Livro DidáticoResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa feita para um Trabalho de Conclusão de Curso em que foi analisado um livro didático destinado ao Ensino Médio, adotado por uma escola pública de Jiquiriçá-BA no ano de 2024, tendo como suporte teórico os Registros de Representação Semiótica tendo como questão de pesquisa o questionamento “como são tratados os Registros de Representação Semiótica do conteúdo Função Polinomial do 2° Grau nos livros didáticos de matemática, destinados ao Ensino Médio, adotados pelas escolas públicas da cidade de Jiquiriçá na Bahia?” O recorte focou nos exercícios resolvidos, exercícios propostos e exercícios complementares que constam no capítulo do livro destinado a esse conteúdo. Por meio de uma abordagem qualitativa, mais especificamente a análise documental, e do uso de categorias foi possível apresentar um tratamento para os dados construídos. Foi possível inferir que o livro trabalha exaustivamente, nesses exercícios, em um único Registro de Representação Semiótica, o que segundo a teoria pode influenciar no processo de aprendizagem do conteúdo Função Polinomial do 2º Grau.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.