O modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman: uma análise das possibilidades para ensinar matemática na Universidade
Keywords:
Ensino de matemática, Modelo de conhecimento, UniversidadeAbstract
Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que partiu de uma análise crítica e reflexiva mobilizada pela seguinte questão: o modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman pode ser explorado no ensino de matemática universitário? O estudo foi conduzido pela análise do conteúdo do modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman perante as especificidades de ensinar matemática no ambiente universitário. A metodologia utilizada na pesquisa teve caráter qualitativo utilizando-se de fontes bibliográficas, e o modelo de raciocínio e ação pedagógica instituídos por Shulman foi apresentado e discutido em seis processos que não são sequenciais, podendo ocorrer de forma alternada dependendo do nível de ensino. No ensino universitário de matemática, esse modelo torna-se essencial, tendo em vista que o docente precisa não apenas dominar conceitos abstratos e avançados, mas também saber como torná-los acessíveis aos estudantes, considerando suas dificuldades e formas de aprendizagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.