O modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman: uma análise das possibilidades para ensinar matemática na Universidade

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Modelo de conhecimento, Universidade

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que partiu de uma análise crítica e reflexiva mobilizada pela seguinte questão: o modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman pode ser explorado no ensino de matemática universitário? O estudo foi conduzido pela análise do conteúdo do modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman perante as especificidades de ensinar matemática no ambiente universitário. A metodologia utilizada na pesquisa teve caráter qualitativo utilizando-se de fontes bibliográficas, e o modelo de raciocínio e ação pedagógica instituídos por Shulman foi apresentado e discutido em seis processos que não são sequenciais, podendo ocorrer de forma alternada dependendo do nível de ensino. No ensino universitário de matemática, esse modelo torna-se essencial, tendo em vista que o docente precisa não apenas dominar conceitos abstratos e avançados, mas também saber como torná-los acessíveis aos estudantes, considerando suas dificuldades e formas de aprendizagem.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

ARAUJO, Maria Izabel Lopes de; FERNANDES, Alcione Marques; BARROS, Juliana Martins Santana. O modelo de conhecimento pedagógico de Lee Shulman: uma análise das possibilidades para ensinar matemática na Universidade. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/902.. Acesso em: 12 set. 2025.