O Percurso de Estudo e Pesquisa para o ensino e aprendizagem da Matemática
Keywords:
Percurso de Estudo e Pesquisa, Matemática. Ensino e aprendizagem, Teoria Antropológica do DidáticoAbstract
O ensino e a aprendizagem de Matemática têm sido temas de diversas pesquisas no campo da Educação Matemática, as quais abordam os desafios e as potencialidades a partir de diferentes perspectivas teóricas. Nesse contexto, o presente trabalho é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir brevemente o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da Matemática. O PEP é um dispositivo didático e metodológico oriundo da Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard e seus colaboradores. Neste texto, buscamos esclarecer os fundamentos dessa teoria e as possibilidades de aplicação do PEP na prática educacional, considerando seus possíveis impactos na formação dos estudantes. Além disso, pretende-se refletir sobre os desafios e as possibilidades dessa abordagem no contexto escolar, contribuindo para o debate sobre as perspectivas no ensino da Matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.