O Percurso de Estudo e Pesquisa para o ensino e aprendizagem da Matemática

Autores/as

Palabras clave:

Percurso de Estudo e Pesquisa, Matemática. Ensino e aprendizagem, Teoria Antropológica do Didático

Resumen

O ensino e a aprendizagem de Matemática têm sido temas de diversas pesquisas no campo da Educação Matemática, as quais abordam os desafios e as potencialidades a partir de diferentes perspectivas teóricas. Nesse contexto, o presente trabalho é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir brevemente o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) como uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da Matemática. O PEP é um dispositivo didático e metodológico oriundo da Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard e seus colaboradores. Neste texto, buscamos esclarecer os fundamentos dessa teoria e as possibilidades de aplicação do PEP na prática educacional, considerando seus possíveis impactos na formação dos estudantes. Além disso, pretende-se refletir sobre os desafios e as possibilidades dessa abordagem no contexto escolar, contribuindo para o debate sobre as perspectivas no ensino da Matemática.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

MACHADO, Liliane Lopes. O Percurso de Estudo e Pesquisa para o ensino e aprendizagem da Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/904.. Acesso em: 13 sep. 2025.