O Uso de Tecnologias no Ensino de Geometria: Um Mapeamento de Pesquisas no Catálogo da CAPES

Authors

Keywords:

Ensino Superior, Formação Continuada, Softwares

Abstract

Este trabalho tem como objetivo mapear as pesquisas relacionadas ao ensino da geometria com foco no uso das tecnologias no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, no período de 2015 a 2024, restringindo-se apenas a trabalhos voltados ao ensino superior. A metodologia tem como base o Mapeamento na Pesquisa Educacional proposto por Biembengut. Foram analisadas 10 dissertações que exploram a tecnologia como método de ensino. Os resultados destacam as contribuições das ferramentas tecnológicas como GeoGebra e Moodle no entendimento geométrico, na formação de professores e na formação continuada, considerando os desafios no ensino de geometria na educação, como a decorrente da falta de abordagem em sala. Além disso, apresenta os potenciais continuidade de pesquisas, entre elas o estudo da geometria com outras Áreas de conhecimento.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

ROCHA, Hellen Nunes; SANTOS, Railane Souza; LÔBO , Wériton de Souza. O Uso de Tecnologias no Ensino de Geometria: Um Mapeamento de Pesquisas no Catálogo da CAPES. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/909.. Acesso em: 13 sep. 2025.