Etnomatemática em Ação: Caminhos para um Ensino Cultural e Significativo

Authors

Keywords:

Educação Matemática, Etnomatemática, Inclusão Educacional, Ensino, Vivências Culturais

Abstract

Este trabalho reflete sobre como tornar o ensino de matemática mais inclusivo e significativo, especialmente por meio da abordagem da etnomatemática. Com base, principalmente, nos estudos de D’Ambrosio e Ole Skovsmose, discute-se a importância de valorizar as vivências culturais e as diferentes formas de aprender dos estudantes. A metodologia se baseou em experimentações realizadas na disciplina de Educação Matemática e Tendências de Ensino, como atividades com pintura africana, música, o jogo Mancala e uma entrevista com um professor da educação básica de Brumado. Essas experiências permitiram explorar conceitos matemáticos de forma contextualizada, conectando a matemática ao cotidiano dos alunos. Com as experimentações, conseguimos promover uma prática pedagógica mais humanizada e equitativa, onde os sujeitos se sintam parte do processo de aprendizagem, reconhecendo que a matemática também é cultura, identidade e transformação social.

Published

2025-09-14

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SILVA, Gabriele Cristine dos Santos da; MONTEIRO, Janine Oliveira; BIBIANO, José Pedro Sousa; SOUZA, Matheus Inácio Rodrigues. Etnomatemática em Ação: Caminhos para um Ensino Cultural e Significativo. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/924.. Acesso em: 29 oct. 2025.