Etnomatemática em Ação: Caminhos para um Ensino Cultural e Significativo
Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Inclusão Educacional, Ensino, Vivências CulturaisResumo
Este trabalho reflete sobre como tornar o ensino de matemática mais inclusivo e significativo, especialmente por meio da abordagem da etnomatemática. Com base, principalmente, nos estudos de D’Ambrosio e Ole Skovsmose, discute-se a importância de valorizar as vivências culturais e as diferentes formas de aprender dos estudantes. A metodologia se baseou em experimentações realizadas na disciplina de Educação Matemática e Tendências de Ensino, como atividades com pintura africana, música, o jogo Mancala e uma entrevista com um professor da educação básica de Brumado. Essas experiências permitiram explorar conceitos matemáticos de forma contextualizada, conectando a matemática ao cotidiano dos alunos. Com as experimentações, conseguimos promover uma prática pedagógica mais humanizada e equitativa, onde os sujeitos se sintam parte do processo de aprendizagem, reconhecendo que a matemática também é cultura, identidade e transformação social.
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