Microinvestigação na formação inicial do professor de Matemática: explorando situações de multiplicação

Authors

Keywords:

Ensino de Matemática, Multiplicação, Aprendizagem lúdica, Raciocínio Matemático

Abstract

Este relato descreve uma microinvestigação realizada por um licenciando em Matemática, com o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica. A investigação foi conduzida com duas crianças de 9 anos — uma estudante da rede pública e outra da rede privada —, e teve como foco a análise das estratégias e dificuldades envolvidas na aprendizagem da multiplicação. Ao longo de sete encontros, foram utilizadas atividades lúdicas, como jogos e problemas contextualizados, com o intuito de avaliar como cada estudante abordava os cálculos matemáticos. A experiência evidenciou a importância do ensino interativo para estimular a compreensão matemática e o pensamento crítico, além de demonstrar como metodologias lúdicas podem impactar positivamente o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, tornando a aprendizagem mais acessível e significativa. Assim, a microinvestigação possibilitou ao licenciando a constituição de conhecimentos didáticos sobre conteúdos matemáticos, fundamentais à formação do futuro professor.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

NOVAES NETO, Francisco Soares de. Microinvestigação na formação inicial do professor de Matemática: explorando situações de multiplicação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/932.. Acesso em: 13 sep. 2025.