Microinvestigação na formação inicial do professor de Matemática: explorando situações de multiplicação
Palabras clave:
Ensino de Matemática, Multiplicação, Aprendizagem lúdica, Raciocínio MatemáticoResumen
Este relato descreve uma microinvestigação realizada por um licenciando em Matemática, com o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica. A investigação foi conduzida com duas crianças de 9 anos — uma estudante da rede pública e outra da rede privada —, e teve como foco a análise das estratégias e dificuldades envolvidas na aprendizagem da multiplicação. Ao longo de sete encontros, foram utilizadas atividades lúdicas, como jogos e problemas contextualizados, com o intuito de avaliar como cada estudante abordava os cálculos matemáticos. A experiência evidenciou a importância do ensino interativo para estimular a compreensão matemática e o pensamento crítico, além de demonstrar como metodologias lúdicas podem impactar positivamente o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, tornando a aprendizagem mais acessível e significativa. Assim, a microinvestigação possibilitou ao licenciando a constituição de conhecimentos didáticos sobre conteúdos matemáticos, fundamentais à formação do futuro professor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.