Equidade na aprendizagem matemática a partir do discurso de uma professora em formação

Authors

Keywords:

Aprendizagem Matemática, Equidade, Sequência de Ensino, Processo Formativo

Abstract

A prática pedagógica em Matemática, quando orientada por princípios de justiça social, ultrapassa o ensino de conteúdos abstratos e se transforma em um instrumento de reflexão crítica sobre a realidade. Neste contexto, o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências realiza formações com professores que ensinam Matemática e Ciências. Para a presente pesquisa, o objetivo foi identificar as condições da equidade para a aprendizagem matemática no discurso de uma professora durante o planejamento de uma sequência de ensino em um processo formativo. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e utiliza para análise dos dados a Análise Textual Discursiva para a análise da fala transcrita da professora durante o processo formativo. Os resultados do trabalho apontam que os processos formativos, quando acompanhados de apoio teórico e do acompanhamento do formador, têm impacto no avanço da prática pedagógica ao observar o discurso de professores.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

SILVA, Maria Vitória Santos da; SOUZA, Alexandre da Silva; CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Equidade na aprendizagem matemática a partir do discurso de uma professora em formação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/971.. Acesso em: 13 sep. 2025.