Equidade na aprendizagem matemática a partir do discurso de uma professora em formação
Palabras clave:
Aprendizagem Matemática, Equidade, Sequência de Ensino, Processo FormativoResumen
A prática pedagógica em Matemática, quando orientada por princípios de justiça social, ultrapassa o ensino de conteúdos abstratos e se transforma em um instrumento de reflexão crítica sobre a realidade. Neste contexto, o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências realiza formações com professores que ensinam Matemática e Ciências. Para a presente pesquisa, o objetivo foi identificar as condições da equidade para a aprendizagem matemática no discurso de uma professora durante o planejamento de uma sequência de ensino em um processo formativo. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e utiliza para análise dos dados a Análise Textual Discursiva para a análise da fala transcrita da professora durante o processo formativo. Os resultados do trabalho apontam que os processos formativos, quando acompanhados de apoio teórico e do acompanhamento do formador, têm impacto no avanço da prática pedagógica ao observar o discurso de professores.
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