Medidas, proporções e construção: a Matemática de um pedreiro sob o olhar da Etnomatemática

Authors

Keywords:

Etnomatemática, Pedreiros, Construção civil, Diversidade Cultual

Abstract

Este trabalho objetivou investigar, por meio da Etnomatemática, os saberes e fazeres utilizados nas construções civis durante as práticas laborais de um pedreiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a produção de dados foi realizada por meio de entrevista com um pedreiro que colaborou com a pesquisa, suas narrativas permitiram compreender os saberes e fazeres do participante em sua rotina laboral. Este, foi entrevistado e narrou sobre suas experiências e os conhecimentos de ordem matemática que são utilizados em sua profissão. Foi evidenciado suas técnicas de medição, cálculos de proporção, uso de ângulos e estimativa de materiais, instituindo assim, como a matemática está presente, mesmo que de forma intuitiva e é aplicada em sua rotina de trabalho. Os resultados apontam como a matemática utilizada pelo pedreiro está tem relações com a matemática acadêmica, utilizada no ambiente escolar. Assim, mostrando a importância da Etnomatemática no ensino de matemática.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

SANTOS, Maila Agra dos; BOMFIM, Amanda dos Santos; SANTOS, Alan Bomfim dos. Medidas, proporções e construção: a Matemática de um pedreiro sob o olhar da Etnomatemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/997.. Acesso em: 13 sep. 2025.