Medidas, proporções e construção: a Matemática de um pedreiro sob o olhar da Etnomatemática
Palabras clave:
Etnomatemática, Pedreiros, Construção civil, Diversidade CultualResumen
Este trabalho objetivou investigar, por meio da Etnomatemática, os saberes e fazeres utilizados nas construções civis durante as práticas laborais de um pedreiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual a produção de dados foi realizada por meio de entrevista com um pedreiro que colaborou com a pesquisa, suas narrativas permitiram compreender os saberes e fazeres do participante em sua rotina laboral. Este, foi entrevistado e narrou sobre suas experiências e os conhecimentos de ordem matemática que são utilizados em sua profissão. Foi evidenciado suas técnicas de medição, cálculos de proporção, uso de ângulos e estimativa de materiais, instituindo assim, como a matemática está presente, mesmo que de forma intuitiva e é aplicada em sua rotina de trabalho. Os resultados apontam como a matemática utilizada pelo pedreiro está tem relações com a matemática acadêmica, utilizada no ambiente escolar. Assim, mostrando a importância da Etnomatemática no ensino de matemática.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.