Representações sociais sobre inteligência artificial: (re)pensando o futuro do ensino de matemática
Palabras clave:
Representações Sociais, Inteligência Artificial, Educação Matemática, Futuro do Ensino, Formação de ProfessoresResumen
A rápida ascensão da Inteligência Artificial (IA) reconfigura o cenário educacional, suscitando questionamentos sobre seu impacto no ensino de matemática e nas práticas docentes. Este ensaio teórico, vinculado a um projeto de pesquisa em início, objetiva problematizar as potenciais representações sociais (RS) de professores de matemática sobre a IA e suas implicações para o futuro do ensino da disciplina. Adotando a Teoria das Representações Sociais (TRS) como lente analítica, discutimos como esses docentes podem estar construindo sentidos sobre este novo objeto tecnológico, ancorando-o em saberes preexistentes e objetivando-o em imagens concretas. Argumentamos sobre a provável dualidade dessas representações (oportunidade/ameaça) e refletimos sobre os desafios impostos à formação docente para uma integração crítica e humanizada da IA.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.