Representações sociais sobre inteligência artificial: (re)pensando o futuro do ensino de matemática

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais, Inteligência Artificial, Educação Matemática, Futuro do Ensino, Formação de Professores

Resumo

A rápida ascensão da Inteligência Artificial (IA) reconfigura o cenário educacional, suscitando questionamentos sobre seu impacto no ensino de matemática e nas práticas docentes. Este ensaio teórico, vinculado a um projeto de pesquisa em início, objetiva problematizar as potenciais representações sociais (RS) de professores de matemática sobre a IA e suas implicações para o futuro do ensino da disciplina. Adotando a Teoria das Representações Sociais (TRS) como lente analítica, discutimos como esses docentes podem estar construindo sentidos sobre este novo objeto tecnológico, ancorando-o em saberes preexistentes e objetivando-o em imagens concretas. Argumentamos sobre a provável dualidade dessas representações (oportunidade/ameaça) e refletimos sobre os desafios impostos à formação docente para uma integração crítica e humanizada da IA.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Flávio de Ligório; NETO, Luiz Pires da Costa. Representações sociais sobre inteligência artificial: (re)pensando o futuro do ensino de matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1002.. Acesso em: 13 set. 2025.