Early Algebra com foco em Sequência de padrões: atividades visando o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais

Autores/as

Palabras clave:

Sequência de padrões, Early algebra, Raciocínio Funcional

Resumen

 A criação deste minicurso surge no contexto do grupo de pesquisa RePARe, partindo das atividades propostas por Magina (2024) a respeito do conceito de sequência de padrões. O objetivo principal é propor atividades visando o desenvolvimento do pensamento algébrico, com ênfase na sequência de padrões. Inicialmente vamos apresentar aspectos teóricos da Early Algebra. Prosseguindo, no segundo momento proporemos a criação e resolução de atividades relacionados ao conteúdo. Já no terceiro momento o foco serão as discussões a respeito das estratégias utilizadas e socialização das respostas. Seguindo iremos propor um problema para resolução dos participantes e de maneira análoga iremos realizar a socialização das conjecturas e resoluções. Essas atividades têm como objetivo promover a socialização assim como reflexões de atividades que buscam proporcionar a o desenvolvimento do pensamento algébrico e raciocínio funcional especificamente o conceito de sequência de padrões.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

SILVA, Carlos Henrique Souza da; SILVA, Jonas Santana da; ALMEIDA, Sara Inês dos Anjos de; MAGINA, Sandra. Early Algebra com foco em Sequência de padrões: atividades visando o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1016.. Acesso em: 13 sep. 2025.