Uma Atividade envolvendo Desinformação/Fake News e Ensino de Estatística: reflexões sobre os letramentos estatístico e informacional

Autores/as

Palabras clave:

Educação Estatística, Gráficos Estatísticos, Gráfico de Colunas, Ensino e Aprendizagem de Estatística, Letramento Estatístico

Resumen

A partir de uma postagem realizar no Facebook por uma pessoa com quase um milhão de seguidores, refletiremos sobre o ensino e a aprendizagem da estatística, além da desinformação e das Fake News. Após questionar sobre a opinião dos cursistas sobre a postagem, refletiremos sobre algumas perguntas básicas para compreender o contexto da postagem, ou seja, por quem foi feita, seu compartilhamento e republicação, como as agências de checagem analisaram, onde e com quais intenções ela foi postada. Isso cria um cenário para refletirmos sobre a tomada de decisões sobre situações envolvendo postagens em redes sociais ou o envio de textos, áudios ou vídeos em aplicativos de comunicação, especialmente com uso de conteúdos matemáticos e estatísticos, mais particularmente com uso de gráficos estatísticos. Reflexões também serão realizadas sobre os letramentos estatístico e informacional, além da ideologia da certeza.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

DINIZ, Leandro do Nascimento; PIMENTEL, Douglas Alves; SANTANA, Antonio Nilo Santos de; DINIZ, Ivanise Gomes Arcanjo. Uma Atividade envolvendo Desinformação/Fake News e Ensino de Estatística: reflexões sobre os letramentos estatístico e informacional. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1023.. Acesso em: 13 sep. 2025.