Uma Atividade envolvendo Desinformação/Fake News e Ensino de Estatística: reflexões sobre os letramentos estatístico e informacional
Palavras-chave:
Educação Estatística, Gráficos Estatísticos, Gráfico de Colunas, Ensino e Aprendizagem de Estatística, Letramento EstatísticoResumo
A partir de uma postagem realizar no Facebook por uma pessoa com quase um milhão de seguidores, refletiremos sobre o ensino e a aprendizagem da estatística, além da desinformação e das Fake News. Após questionar sobre a opinião dos cursistas sobre a postagem, refletiremos sobre algumas perguntas básicas para compreender o contexto da postagem, ou seja, por quem foi feita, seu compartilhamento e republicação, como as agências de checagem analisaram, onde e com quais intenções ela foi postada. Isso cria um cenário para refletirmos sobre a tomada de decisões sobre situações envolvendo postagens em redes sociais ou o envio de textos, áudios ou vídeos em aplicativos de comunicação, especialmente com uso de conteúdos matemáticos e estatísticos, mais particularmente com uso de gráficos estatísticos. Reflexões também serão realizadas sobre os letramentos estatístico e informacional, além da ideologia da certeza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.