Trabalhando com Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica

Autores/as

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Educação Básica, Ensino Médio, Atividades de Modelagem, Reflexões e Discussões

Resumen

O objetivo deste minicurso é discutir sobre como trabalhar a Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica, de modo que provoque a reflexão entre professores do Ensino Básico, e mais abrangentemente, do Ensino Médio. Pretende-se com essa proposta instigar o participante a fazer uso da modelagem na sua prática de ensino, de modo que possa promover a aproximação da matemática a temas do dia a dia e/ou de outras áreas das ciências, estimulando a criatividade, e proporcionando momentos de interação. O desenvolvimento do minicurso proposto acontecerá em dois momentos: inicialmente será feita uma exposição participativa e dialógica, com slides envolvendo conceitos e reflexões sobre a ideia do uso da modelagem na sala de aula; em seguida, será explorado o fazer da MM, ou seja, será oportunizada a vivência de experiências com atividades de modelagem. A expectativa é que durante as discussões, sejam analisadas e avaliadas as potencialidades e os desafios percebidos pelos participantes, sobre o uso da modelagem no ensino

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

BISPO, Jaíra de Souza Gomes; ALMOULOUD, Saddo Ag. Trabalhando com Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1042.. Acesso em: 13 sep. 2025.