Trabalhando com Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Educação Básica, Ensino Médio, Atividades de Modelagem, Reflexões e DiscussõesResumo
O objetivo deste minicurso é discutir sobre como trabalhar a Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica, de modo que provoque a reflexão entre professores do Ensino Básico, e mais abrangentemente, do Ensino Médio. Pretende-se com essa proposta instigar o participante a fazer uso da modelagem na sua prática de ensino, de modo que possa promover a aproximação da matemática a temas do dia a dia e/ou de outras áreas das ciências, estimulando a criatividade, e proporcionando momentos de interação. O desenvolvimento do minicurso proposto acontecerá em dois momentos: inicialmente será feita uma exposição participativa e dialógica, com slides envolvendo conceitos e reflexões sobre a ideia do uso da modelagem na sala de aula; em seguida, será explorado o fazer da MM, ou seja, será oportunizada a vivência de experiências com atividades de modelagem. A expectativa é que durante as discussões, sejam analisadas e avaliadas as potencialidades e os desafios percebidos pelos participantes, sobre o uso da modelagem no ensino
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.