Questões Sociocientíficas (QSC) para o ensino de matemática: o caso da proibição do uso de celulares na Educação Básica

Autores/as

Palabras clave:

Questão Sociocientífica (QSC), Interdisciplinar, Matemática, Sociedade, Educação

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma proposta de ensino da Matemática de forma interdisciplinar por meio de uma Questão Sociocientífica (QSC). Dessa forma, esse minicurso será organizado em 5 momentos: primeiro, vamos abordar a definição e os fundamentos teóricos da QSC; depois, faremos a apresentação da QSC construída pelas autoras; no terceiro momento, os participantes são convidados a vivenciar essa QSC elaborada; em seguida, os participantes do minicurso vão desenvolver a proposta da QSC e no último momento os participantes vão socializar as respostas e conclusões obtidas. Por conseguinte, esperamos que os participantes, ao vivenciarem este minicurso, compreendam que a abordagem de ensino baseada em QSC possibilita uma educação científica interdisciplinar, participativa e capaz de mobilizar diferentes habilidades, valores e atitudes.

 

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

SANTIAGO, Amanda dos Santos; SANTOS, Ially Thainá Pereira dos; MACHADO, Liliane Lopes. Questões Sociocientíficas (QSC) para o ensino de matemática: o caso da proibição do uso de celulares na Educação Básica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1052.. Acesso em: 13 sep. 2025.