Role Playing Game no Ensino de Matemática

Autores/as

Palabras clave:

RPG, Jogos, Ensino de Matemática, Desafios, Interatividade

Resumen

Este minicurso propõe uma discussão sobre o uso do Role Play-Game (RPG) como ferramenta inovadora no ensino de Matemática. O RPG, enquanto jogo de interpretação de personagens, permite o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. Neste minicurso serão criados cenários lúdicos e desafios narrativos, em que os participantes/personagens deverão mobilizar conteúdos matemáticos para resolução dos desafios e descoberta dos enigmas propostos, durante o desenrolar do enredo da sessão de RPG. A ideia é proporcionar aos participantes uma vivência interativa do RPG em que poderão refletir sobre o significado deste jogo e a viabilidade de desenvolvê-lo nas aulas de Matemática.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

NASCIMENTO, Ana Maria Porto; SANTOS, Fabiana Alves dos; SILVA, Vitória Rocha; SOUZA, Welber Costa Possidoneo de; LEITÃO, Iago Bispo. Role Playing Game no Ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1059.. Acesso em: 13 sep. 2025.