Pesquisa em Educação Matemática: uma experiência na Iniciação Científica
Palabras clave:
Domínio de Pesquisa, Educação Matemática, Iniciação CientíficaResumen
Aborda-se, neste texto, sobre a importância da Iniciação Científica para discentes da graduação de Matemática. Para este fim, apresenta-se reflexões teóricas sobre o Projeto de Pesquisa intitulado “Domínio de Pesquisa em Educação Matemática2”. Optou-se por analisar o domínio de pesquisa em Educação Matemática, nacional e internacional, em termos da análise de sua constituição através das ideias de Jeremy Kilpatric e Hans-Georg Steiner, e a influência da opção teórica e metodológica de pesquisadores para desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática. As ideias delineadas neste projeto de Iniciação Científica coadunam com a proposta do CERME - Comunicação, Cooperação e Colaboração - quando trata sobre a importância de delinear a constituição da área, identificar diferentes teorias e metodologias em diferentes tradições de pesquisa. Utiliza-se a revisão bibliográfica como suporte metodológico desta pesquisa. Conclui-se que, a Iniciação Científica é um poderoso aliado para que o discente aprimore sua vocação para pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Encontro Baiano de Educação Matemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.