Gamificação no Ensino de Matemática: Um Levantamento Bibliográfico de Pesquisas no Período de 2021 à 2024

Autores/as

Palabras clave:

Gamificação, Ensino de Matemática, Jogos, tecnologias Digitais.

Resumen

A utilização da gamificação como estratégia pedagógica vem ganhando destaque por sua capacidade de tornar as aulas mais interativas, envolventes e estimulantes para os estudantes. Tal temática vem despertando o interesse não apenas de educadores, mas também de pesquisadores da área de Educação Matemática, que têm buscado compreender suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta comunicação científica, por meio de levantamento bibliográfico, é identificar o cenário das pesquisas sobre gamificação no ensino de matemática no Brasil durante o período de 2021 a 2024, faixa temporal essa que sucede a pandemia do COVID-19, por meio de uma breve análise dos resumos das pesquisas identificadas. Para a coleta de dados, foi utilizada a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por fim, foi possível identificar várias vertentes metodológicas utilizando a gamificação, principalmente com o auxílio de tecnologias e recursos digitais, que se mostram bastante essenciais quando se trata de desenvolver uma atividade gamificada.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SOUSA, Ulisses de Oliveira; SILVA, Jonson Ney Dias da. Gamificação no Ensino de Matemática: Um Levantamento Bibliográfico de Pesquisas no Período de 2021 à 2024. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/816.. Acesso em: 13 sep. 2025.