Investigação em sala de aula: Um caso sobre relações de grandezas diretamente proporcional a partir do olhar geométrico

Autores/as

  • Rafael do Nascimento Santos Santos Universidade Federal da Bahia Autor/a https://orcid.org/0000-0001-7947-4871
  • Moises Dias Santos Junior Junior Universidade Estadual de Feira de Santana Autor/a
  • Cássio Lopes Carneiro Carneiro Universidade Federal da Bahia Autor/a

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Resolução de problemas, Educação Matemática

Resumen

O presente estudo tem por objetivo propor uma discussão acerca da introdução de conceitos de Grandezas Diretamente Proporcionais a partir da Geometria plana, por meio de uma tarefa realizada em uma turma do 8º ano de uma escola da cidade de Feira de Santana – Ba.  A proposta foi aplicada em duas aulas de Matemática e as análises referem-se às atividades de quatro estudantes (E1, E2, E3 e E4) da referida turma. Iniciamos a apresentação da proposição do problema aos estudantes. Em seguida, foi entregue a proposta da tarefa para que os/as estudantes fizessem uma leitura individual. Após este momento, houve uma leitura em conjunto da tarefa. A tarefa era composta por três problemas, para este trabalho utilizamos apenas o problema 1, consistia na construção, no papel milimetrado, de três retângulos com alturas de mesma medida e bases de medidas diferentes. Acreditamos que trabalhar com a interpretação nas aulas de matemática, tem potencial de promover o interesse pelo assunto trabalhado e proporcionando diversas maneiras para a aprendizagem dos estudantes.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SANTOS, Rafael do Nascimento Santos; JUNIOR, Moises Dias Santos Junior; CARNEIRO, Cássio Lopes Carneiro. Investigação em sala de aula: Um caso sobre relações de grandezas diretamente proporcional a partir do olhar geométrico. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/825.. Acesso em: 13 sep. 2025.