Investigação em sala de aula: Um caso sobre relações de grandezas diretamente proporcional a partir do olhar geométrico
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Resolução de problemas, Educação MatemáticaResumo
O presente estudo tem por objetivo propor uma discussão acerca da introdução de conceitos de Grandezas Diretamente Proporcionais a partir da Geometria plana, por meio de uma tarefa realizada em uma turma do 8º ano de uma escola da cidade de Feira de Santana – Ba. A proposta foi aplicada em duas aulas de Matemática e as análises referem-se às atividades de quatro estudantes (E1, E2, E3 e E4) da referida turma. Iniciamos a apresentação da proposição do problema aos estudantes. Em seguida, foi entregue a proposta da tarefa para que os/as estudantes fizessem uma leitura individual. Após este momento, houve uma leitura em conjunto da tarefa. A tarefa era composta por três problemas, para este trabalho utilizamos apenas o problema 1, consistia na construção, no papel milimetrado, de três retângulos com alturas de mesma medida e bases de medidas diferentes. Acreditamos que trabalhar com a interpretação nas aulas de matemática, tem potencial de promover o interesse pelo assunto trabalhado e proporcionando diversas maneiras para a aprendizagem dos estudantes.
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