Integrando o pensamento computacional e a resolução de problemas da matemática no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Demson Oliveira Souza Instituto Federal da Bahia Autor/a

Palabras clave:

Pensamento Computacional, Resolução de Problemas, Ensino da Matemática, Computação Plugada, Computação Desplugada

Resumen

O Pensamento Computacional (PC) tem se mostrado uma ferramenta útil na educação, especialmente no ensino da Matemática, por favorecer a Resolução de Problemas e o raciocínio lógico. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica realizada com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola rural do município de Jacobina, na região centro-norte da Bahia. Seu objetivo foi desenvolver algumas oficinas didáticas com atividades de computação plugada e desplugada, integrando o PC à Resolução de Problemas matemáticos. A metodologia foi qualitativa, com dados coletados a partir da observação participante e questionários aplicados a professores. Constatou-se nessa experiência pedagógica, que apesar da falta de infraestrutura tecnológica digital na escola, o uso de dispositivos móveis e práticas desplugadas viabilizaram a aplicação e a efetivação das atividades propostas. Os professores destacaram o bom engajamento dos alunos e, ao acompanharem suas turmas nas semanas seguintes, relatam que a maioria deles assimilou os conceitos matemáticos mediados pelo PC.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

SOUZA, Demson Oliveira. Integrando o pensamento computacional e a resolução de problemas da matemática no Ensino Fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/829.. Acesso em: 13 sep. 2025.