Integrando o pensamento computacional e a resolução de problemas da matemática no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Resolução de Problemas, Ensino da Matemática, Computação Plugada, Computação DesplugadaResumo
O Pensamento Computacional (PC) tem se mostrado uma ferramenta útil na educação, especialmente no ensino da Matemática, por favorecer a Resolução de Problemas e o raciocínio lógico. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica realizada com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola rural do município de Jacobina, na região centro-norte da Bahia. Seu objetivo foi desenvolver algumas oficinas didáticas com atividades de computação plugada e desplugada, integrando o PC à Resolução de Problemas matemáticos. A metodologia foi qualitativa, com dados coletados a partir da observação participante e questionários aplicados a professores. Constatou-se nessa experiência pedagógica, que apesar da falta de infraestrutura tecnológica digital na escola, o uso de dispositivos móveis e práticas desplugadas viabilizaram a aplicação e a efetivação das atividades propostas. Os professores destacaram o bom engajamento dos alunos e, ao acompanharem suas turmas nas semanas seguintes, relatam que a maioria deles assimilou os conceitos matemáticos mediados pelo PC.
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