Scratch e o Processo de Aprendizagem na Perspectiva de Vygotsky e Papert

Autores/as

Palabras clave:

Pensamento Computacional, Scratch, Sociointeracionismo, Construcionismo, Ensino de Programação

Resumen

Este relato descreve a experiência na disciplina de Introdução à Lógica de Programação de um curso de Licenciatura em Matemática, utilizando o Scratch como ferramenta de desenvolvimento. A disciplina visa desenvolver o pensamento lógico e algorítmico, integrando programação e matemática, promovendo o pensamento computacional. O trabalho explora as teorias do Sociointeracionismo de Vygotsky e do Construcionismo de Papert. A experiência foi estruturada em roteiros progressivos, com o professor atuando como mediador e utilizando estratégias de scaffolding. Foram desenvolvidos projetos que consistiram na criação de uma animação e de um jogo interativo. Conclui-se que a combinação das abordagens sociointeracionista e construcionista promove um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e eficaz, preparando os alunos para enfrentar desafios complexos e desenvolver soluções criativas.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

TEIXEIRA, Jaylson; OLIVEIRA, Edinilson Teixeira de; SANTOS, Jose Allyson Divino; SILVA, Marielen de Almeida; SANTOS, Ronaldo Leal dos Santos. Scratch e o Processo de Aprendizagem na Perspectiva de Vygotsky e Papert. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/830.. Acesso em: 13 sep. 2025.