Scratch e o Processo de Aprendizagem na Perspectiva de Vygotsky e Papert
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Scratch, Sociointeracionismo, Construcionismo, Ensino de ProgramaçãoResumo
Este relato descreve a experiência na disciplina de Introdução à Lógica de Programação de um curso de Licenciatura em Matemática, utilizando o Scratch como ferramenta de desenvolvimento. A disciplina visa desenvolver o pensamento lógico e algorítmico, integrando programação e matemática, promovendo o pensamento computacional. O trabalho explora as teorias do Sociointeracionismo de Vygotsky e do Construcionismo de Papert. A experiência foi estruturada em roteiros progressivos, com o professor atuando como mediador e utilizando estratégias de scaffolding. Foram desenvolvidos projetos que consistiram na criação de uma animação e de um jogo interativo. Conclui-se que a combinação das abordagens sociointeracionista e construcionista promove um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e eficaz, preparando os alunos para enfrentar desafios complexos e desenvolver soluções criativas.
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