Explorando a Maximização de Áreas Através de Funções Quadráticas

Autores/as

Palabras clave:

Função Quadrática, Educação Matemática, Maximização de Áreas

Resumen

O relato aborda uma experiência de uma tarefa investigativa desenvolvida na disciplina Instrumentação para o Ensino de Matemática V, na Universidade Estadual de Feira de Santana. O objetivo foi investigar propriedades de funções quadráticas para resolver problemas de maximização em contextos geométricos e aplicados. Os alunos foram convidados a explorar a conjectura de que, entre todos os quadriláteros com um perímetro fixo, o quadrado é o que possui a maior área. A investigação também incentivou os alunos a aplicarem o conceito de área do quadrado para construir uma função polinomial, do segundo grau, representada pela questão proposta. Os alunos foram desafiados a determinar as medidas dos lados do quadrado para maximizar a área disponível, identificando o ponto máximo da função para encontrar o valor do lado do quadrado que maximizava a área.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

ALCÂNTARA, Micaelle Souza; ROCHA, Hellen Nunes; SANTOS, Railane Souza. Explorando a Maximização de Áreas Através de Funções Quadráticas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/843.. Acesso em: 13 sep. 2025.