Máscaras Africanas e ensino de matemática: uso da geometria e cultura africana na educação

Autores/as

Palabras clave:

Máscara africanas, Geometria, Lei 10.639/03, Ensino de matemática

Resumen

Neste relato, apresento a experiência de criar e aplicar uma atividade sobre Máscaras africanas em aulas de

Matemática. A atividade foi desenvolvida na disciplina MATG12 - Cultura e Jogos Africanos no Ensino da Matemática, ministrada pela Dra. Simone Moraes (2023.2, UFBA). Partindo da análise de elementos culturais africanos, elaboramos uma proposta de ensino de Geometria com Máscaras, alinhada à Lei 10.639/03. Utilizamos Máscaras de diferentes etnias africanas e aplicamos a atividade em três escolas públicas da região metropolitana de Salvador. O objetivo aqui é descrever todo o processo, da concepção e à aplicação nas escolas, apresentando as etapas da construção da atividade, o passo a passo na escola e alguns os conceitos geométricos trabalhados com as Máscaras.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

CARVALHO, Bruna dos Santos Rocha. Máscaras Africanas e ensino de matemática: uso da geometria e cultura africana na educação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/854.. Acesso em: 13 sep. 2025.