Máscaras Africanas e ensino de matemática: uso da geometria e cultura africana na educação
Palavras-chave:
Máscara africanas, Geometria, Lei 10.639/03, Ensino de matemáticaResumo
Neste relato, apresento a experiência de criar e aplicar uma atividade sobre Máscaras africanas em aulas de
Matemática. A atividade foi desenvolvida na disciplina MATG12 - Cultura e Jogos Africanos no Ensino da Matemática, ministrada pela Dra. Simone Moraes (2023.2, UFBA). Partindo da análise de elementos culturais africanos, elaboramos uma proposta de ensino de Geometria com Máscaras, alinhada à Lei 10.639/03. Utilizamos Máscaras de diferentes etnias africanas e aplicamos a atividade em três escolas públicas da região metropolitana de Salvador. O objetivo aqui é descrever todo o processo, da concepção e à aplicação nas escolas, apresentando as etapas da construção da atividade, o passo a passo na escola e alguns os conceitos geométricos trabalhados com as Máscaras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.