“Quebrando a cabeça” para descobrir fórmulas de áreas de figuras planas

Autores/as

Palabras clave:

Geometria, Área, Material concreto

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma Oficina de Prática de Geometria Plana sobre a dedução das áreas de figuras planas, construída e desenvolvida por estudantes da Licenciatura em Matemática. A oficina “Quebrando a cabeça” para descobrir fórmulas de figuras planas, tem como objetivo auxiliar os alunos do Ensino Médio na compreensão das fórmulas de áreas de figuras planas por meio de atividades que envolveram a decomposição e recomposição de figuras planas com uso de material concreto. A experiência foi um aprendizado para todos os envolvidos, em relação aos conhecimentos de geometria, quanto à metodologia que envolve os estudantes na construção do conceito, quanto ao uso significativo do material concreto uma vez que acreditamos que a abordagem prática, baseada na sobreposição e manipulação de formas geométricas, contribuiu para que os estudantes não reduzam seus conhecimentos sobre área a mera memorização de fórmulas.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

CORREIA, Eduarda de Jesus; ALVES, Lorena da Silva; FERREIRA, Luhanna Pryscila Ribeiro; LEAL, Maria de Fátima Costa; CUNHA, Maridete Brito Ferreira. “Quebrando a cabeça” para descobrir fórmulas de áreas de figuras planas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/856.. Acesso em: 13 sep. 2025.