Explorando Geometria: Uma Abordagem Colaborativa para o Ensino Médio

Autores/as

Palabras clave:

Educação Pública, Geometria, Ensino Médio, Protagonismo Estudantil

Resumen

O projeto Explorando Geometria e Trigonometria: Uma Abordagem Colaborativa para o Ensino Médio, vinculado ao Programa Estudante Protagonista da Universidade Federal do Oeste da Bahia, teve como objetivo facilitar o aprendizado de Matemática por meio de metodologias ativas, lúdicas e significativas, visando reduzir os impactos negativos da pandemia na educação pública. Os resultados mostraram que os alunos se envolveram mais com conteúdos visuais e contextualizados, como o uso de obras de arte para ensinar geometria, mas ainda enfrentam desafios na aplicação de fórmulas e raciocínio abstrato. O projeto reforçou a importância de abordagens colaborativas entre universidade e escola pública, destacando a necessidade de metodologias flexíveis e adaptadas às necessidades dos alunos para um aprendizado mais efetivo e duradouro.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

SOUZA, Welber Costa Possidoneo de; SILVA, André Alves da; SILVA, Fabio Nunes da; SANTOS, Fabiana Alves dos; MENEZES, Ilton Ferreira de. Explorando Geometria: Uma Abordagem Colaborativa para o Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/877.. Acesso em: 13 sep. 2025.