Pré-Cálculo no Contexto dos Cursos de Exatas: reflexões sobre aprendizado e persistência Acadêmica

Autores/as

Palabras clave:

Pré-cálculo, Educação Básica, Educação Matemática, Ensino Superior, Formação de Professores

Resumen

Nesse trabalho, objetivamos analisar o que as pesquisas apresentam sobre a disciplina de pré-cálculo em cursos de exatas, no intuito de compreendermos as dificuldades e importância da disciplina, bem como se as pesquisas apontam se há relações dessa disciplina com a Educação Básica. Esse trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa em andamento, intitulado “A disciplina de Pré-Cálculo e sua relação com a matemática da Educação Básica para compreensão do cálculo diferencial e integral na formação do professor de matemática. A metodologia da pesquisa é qualitativa, e o tipo da pesquisa bibliográfica, visto que foi realizado uma pesquisa na plataforma CAPES, a fim de entender o que vem sendo desenvolvido e trabalhado nos últimos anos. Os resultados apontam que há muitas pesquisas que buscam auxiliar os discentes ao chegar no ensino superior através da disciplina Pré-cálculo, diminuindo o índice de reprovação e a evasão do curso.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SANTOS, Ially Thainá Pereira dos; OLIVEIRA, Eliane Santana de Souza. Pré-Cálculo no Contexto dos Cursos de Exatas: reflexões sobre aprendizado e persistência Acadêmica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/912.. Acesso em: 13 sep. 2025.