É possível construir o conceito de medida de área utilizando materiais manipuláveis?
Palabras clave:
Formação Continuada, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de matemática, Metodologias alternativasResumen
Este relato tem como objetivo apresentar as experiências de membros do Programa de Extensão Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática durante a formação continuada, realizado com professores pedagogos que lecionam da Educação Infantil até os anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando materiais manipuláveis para o ensino de medida de área. A formação foi fundamentada na Teoria das Situações Didáticas, teve-se a participação de 18 pedagogos, sendo organizada em cinco momentos, envolvendo reflexões, resolução de sequências didáticas, desafios práticos e discussões teóricas. Os resultados apontam para o engajamento dos professores e a importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática, além disso, evidencia que metodologias alternativas podem contribuir para a construção do conhecimento matemático. Espera-se que as metodologias alternativas, como os materiais manipuláveis promovam a participação dos professores e incentivem a formulação e validação de hipóteses, além de vislumbrarem a utilização desses materiais em suas aulas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.