A integração de tecnologias digitais na formação docente em matemática: experiências e desafios
Palabras clave:
Tecnologias digitais, Formação docente, Educação MatemáticaResumen
Este trabalho analisa os desafios e potencialidades da inserção de tecnologias digitais na formação inicial e prática de educadores de Matemática, a partir de três experiências: (1) o uso de Inteligência Artificial (IA) por licenciandos, evidenciando sua dualidade como ferramenta auxiliar e risco de dependência; (2) os impactos da pandemia na reconfiguração identitária docente, com ênfase em ferramentas como GeoGebra e Plickers; e (3) a integração transversal de tecnologias em disciplinas e projetos acadêmicos, como o LaTeX. À luz de teóricos como Almeida (2021), Rodrigues e Rodrigues (2023), o estudo revela que as tecnologias transcendem o caráter instrumental, tornando-se mediadoras epistêmicas do processo educativo. Conclui-se que, apesar dos avanços, persistem desafios como a necessidade de políticas inclusivas e formação crítica, capazes de equilibrar inovação e equidade no ensino matemático.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.