A integração de tecnologias digitais na formação docente em matemática: experiências e desafios

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Formação docente, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho analisa os desafios e potencialidades da inserção de tecnologias digitais na formação inicial e prática de educadores de Matemática, a partir de três experiências: (1) o uso de Inteligência Artificial (IA) por licenciandos, evidenciando sua dualidade como ferramenta auxiliar e risco de dependência; (2) os impactos da pandemia na reconfiguração identitária docente, com ênfase em ferramentas como GeoGebra e Plickers; e (3) a integração transversal de tecnologias em disciplinas e projetos acadêmicos, como o LaTeX. À luz de teóricos como Almeida (2021), Rodrigues e Rodrigues (2023), o estudo revela que as tecnologias transcendem o caráter instrumental, tornando-se mediadoras epistêmicas do processo educativo. Conclui-se que, apesar dos avanços, persistem desafios como a necessidade de políticas inclusivas e formação crítica, capazes de equilibrar inovação e equidade no ensino matemático.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Mesa de Experiência

Como Citar

TEIXEIRA, Mateus Coqueiro; ANDRADE, Diôgo Silva; BOTÊS, Paulo Henrique Sousa. A integração de tecnologias digitais na formação docente em matemática: experiências e desafios. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/941.. Acesso em: 13 set. 2025.