Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar

Autores/as

Palabras clave:

Docência em matemática, Experiência, Pesquisa narrativa

Resumen

O artigo objetivou compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos modos que cada professor desenvolve o ensino de matemática no cotidiano escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de três colaboradores que atuam como professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo. O estudo revelou que os saberes docentes não se limitam ao ensino operacional da matemática, mas surgem da relação com os estudantes e o acolhimento que motivam a aprendizagem. Assim, a preocupação com o saber matemático cede espaço a uma matemática escolar estruturada na formação geral e específica dos alunos. 

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

VIEIRA, André Ricardo Lucas. Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/966.. Acesso em: 13 sep. 2025.