Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar
Palavras-chave:
Docência em matemática, Experiência, Pesquisa narrativaResumo
O artigo objetivou compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos modos que cada professor desenvolve o ensino de matemática no cotidiano escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de três colaboradores que atuam como professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo. O estudo revelou que os saberes docentes não se limitam ao ensino operacional da matemática, mas surgem da relação com os estudantes e o acolhimento que motivam a aprendizagem. Assim, a preocupação com o saber matemático cede espaço a uma matemática escolar estruturada na formação geral e específica dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.