Conhecimento Especializado para o ensino de volume: um estudo de caso no PIBID

Autores/as

Palabras clave:

Conhecimento especializado, Formação Inicial, Professor de Matemática, Grandeza volume

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e visa analisar o conhecimento especializado revelado e desenvolvido por professores em formação inicial ao participarem de uma sequência didática com situações-problema que abordam o volume como uma grandeza. Como aporte teórico recorremos ao Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge e, como teoria subjacente, à Teoria dos Campos Conceituais. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, e os dados foram coletados por meio das produções escritas dos participantes, gravações (vídeo e áudio) e observação participante. Os dados obtidos apontam que o contexto formativo elaborado contribuiu para a mobilização e o aprimoramento de conhecimentos especializados por parte dos participantes. Ademais, reforçam a relevância de levar em conta as particularidades e fragilidades dos professores em formação inicial, visando fortalecer o ensino de conceitos fundamentais como volume.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

RODRIGUES, Roberta dos Santos; FEITOSA, Leonard Euler Valente; FEITOSA, Francisco Eteval da Silva. Conhecimento Especializado para o ensino de volume: um estudo de caso no PIBID. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/974.. Acesso em: 13 sep. 2025.