Conhecimento Especializado para o ensino de volume: um estudo de caso no PIBID
Palavras-chave:
Conhecimento especializado, Formação Inicial, Professor de Matemática, Grandeza volumeResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e visa analisar o conhecimento especializado revelado e desenvolvido por professores em formação inicial ao participarem de uma sequência didática com situações-problema que abordam o volume como uma grandeza. Como aporte teórico recorremos ao Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge e, como teoria subjacente, à Teoria dos Campos Conceituais. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, e os dados foram coletados por meio das produções escritas dos participantes, gravações (vídeo e áudio) e observação participante. Os dados obtidos apontam que o contexto formativo elaborado contribuiu para a mobilização e o aprimoramento de conhecimentos especializados por parte dos participantes. Ademais, reforçam a relevância de levar em conta as particularidades e fragilidades dos professores em formação inicial, visando fortalecer o ensino de conceitos fundamentais como volume.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.