Experiências formativas no Estágio de Docência universitária em Educação Matemática I na Universidade Federal do Oeste da Bahia

Autores/as

Palabras clave:

Estágio de docência, Educação Matemática, Formação de professores, Ensino superior

Resumen

Este relato de experiência apresenta as vivências do estágio de docência universitária desenvolvido no componente curricular "Educação Matemática I: aspectos históricos e metodológicos" no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia. A proposta foi concebida a partir de três eixos temáticos: a identificação das relações pessoais dos estudantes com a Matemática; a formação do professor por meio de questões reflexivas e de investigação; e o estudo das vertentes no campo da Educação Matemática. As ações foram planejadas e desenvolvidas com base nas contribuições teóricas dos estudos realizados no âmbito do mestrado em Ensino, dialogando com autores da área e os documentos institucionais. O estágio possibilitou experiências significativas que integraram saberes acadêmicos, didáticos e profissionais, contribuindo para a formação inicial docente. Este relato está vinculado ao eixo temático 6: Formação de professores que ensinam matemática.

 

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

LUNA, Marcos André Teles; CARVALHO, Edmo Fernandes; CARVALHO, Sebastião Fagner Siqueira; NÉRIS, Jorge Santos; PEREIRA, Lean Oliveira. Experiências formativas no Estágio de Docência universitária em Educação Matemática I na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/982.. Acesso em: 13 sep. 2025.