Experiências formativas no Estágio de Docência universitária em Educação Matemática I na Universidade Federal do Oeste da Bahia
Palavras-chave:
Estágio de docência, Educação Matemática, Formação de professores, Ensino superiorResumo
Este relato de experiência apresenta as vivências do estágio de docência universitária desenvolvido no componente curricular "Educação Matemática I: aspectos históricos e metodológicos" no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia. A proposta foi concebida a partir de três eixos temáticos: a identificação das relações pessoais dos estudantes com a Matemática; a formação do professor por meio de questões reflexivas e de investigação; e o estudo das vertentes no campo da Educação Matemática. As ações foram planejadas e desenvolvidas com base nas contribuições teóricas dos estudos realizados no âmbito do mestrado em Ensino, dialogando com autores da área e os documentos institucionais. O estágio possibilitou experiências significativas que integraram saberes acadêmicos, didáticos e profissionais, contribuindo para a formação inicial docente. Este relato está vinculado ao eixo temático 6: Formação de professores que ensinam matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.